A especialização esportiva precoce é conceituada como a participação intencional focada em único esporte pela maior parte do ano, restringindo as oportunidades de engajamento em outros esportes e atividades.
Os fisioterapeutas esportivos que atuam com crianças e adolescentes devem se preocupar porque o risco de lesão esportiva por esforço repetitivo irá ser maior quanto menor a diversificação de habilidades motoras e gestos técnicos, pela menor variabilidade de ações musculares, pela falta de recuperação e descanso adequados, pelo desgaste psicológico e risco de abandono do esporte.
E como devemos agir? Todo profissional da saúde que está envolvido no esporte infanto-juvenil deve ser um educador. A alfabetização física (ou letramento corporal) oferece uma abordagem holística para permitir a participação ativa por toda a vida e os fisioterapeutas esportivos podem ter uma profunda influência nesse contexto. De que forma? Roetert, Ellenbecker e Kriellaars destacam as seguintes:
? Incentivando o trabalho preventivo;
? Recomendando maior participação em atividades físicas, para desenvolver crianças confiantes, motivadas e com competência motora;
? Produzindo exercícios desafiadores que permitam a aquisição de equilíbrio, consciência corporal e tomada de decisão;
? Promovendo uma aprendizagem motivadora que incentive a participação contínua;
? Focando no envolvimento da criança com sua tarefa e ambiente, em vez de se preocupar em simplesmente corrigir falhas;
? Sendo educador seja no esporte educacional, participativo ou na prática de
atividades físicas;
? Envolvendo todos aqueles que estão próximos à criança, como pais, responsáveis e treinadores;
? Impactando na mudança de comportamento sedentário e de inatividade física, para diminuir a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis;
? Integrando exercícios de fortalecimento dos músculos do tronco e de mobilidade global no tratamento de qualquer lesão musculoesquelética.
REFERÊNCIAS:
1. Bell DR, Snedden TR, Biese KM, Nelson E, Watson AM, Brooks A, et al. Consensus definition of sport specialization in youth athletes using a Delphi approach. J Athl Train. 2021;56(11):1239–51.
2. Bergeron MF, Mountjoy M, Armstrong N, Chia M, Côté J, Emery CA, et al. International Olympic Committee consensus statement on youth athletic development. Br J Sports Med. 2015;49(13):843–51.
3. Roetert EP, Ellenbecker TS, Kriellaars D. Physical literacy: why should we embrace this construct. Br J Sports Med. 2018;0:1-2.
AUTOR DA POSTAGEM: Rafael Marques Ferrer (@sportskidsteens)