Concussão em atletas de Combate

23/06/2020

Concussão em atletas de Combate


Artigo do sócio André Fujita


Sabemos que atletas de alguns esportes de combate têm grande potencial de sofrer uma concussão visto que um dos objetivos é levar seu advserário ao knock out (KO). O KO é definido como como a falha de um combatente em se levantar após ser derrubado por seu oponente antes que o árbitro conte até 10. A definição de technical knock out (TKO) em esportes de combate é muito mais complexa, pois abrange uma ampla variedade de razões pelas quais a luta foi interrompida. No boxe / kickboxing e no MMA, um TKO pode ser administrado se o médico interromper a luta devido à preocupação com uma lesão (por exemplo, laceração, concussão e lesão ortopédica).


Em 2018, a Associação de Médicos de Esportes de Ringue (Association of Ringside Physicians) dos Estados Unidos, criou um consenso (1) sobre as medidas de manuseio de atletas concussionados e retorno ao esporte para atletas de esportes de combate. Entre elas estão:

·       Se um lutador estiver exibindo sinais de uma concussão durante uma luta, a luta deve ser interrompida. Esses sinais incluem, entre outros, dores de cabeça, confusão, visão turva / dupla, náusea / vômito e problemas de equilíbrio / marcha

·       Se um atleta de esportes de combate sustentar um TKO secundário a golpes na cabeça, é recomendável que ele ou ela seja suspenso da competição por um período mínimo de 30 dias. Também é recomendado que o lutador se abstenha de treinar por 30 dias também.

·       Se um atleta de esportes de combate sustentar um KO sem perda da consciência (PC) secundário a pancadas na cabeça, é recomendável que ele ou ela seja suspenso da competição por um período mínimo de 60 dias. Também é recomendável que o lutador se abstenha de treinar por 60 dias também.

·       Se um atleta de esportes de combate sustentar um KO com PC secundário a pancadas na cabeça, é recomendável que ele ou ela seja suspenso da competição por um período mínimo de 90 dias. Também é recomendável que o lutador se abstenha de treinar por 90 dias também.

·       Todos os atletas de esportes de combate, incluindo os vencedores, devem ser avaliados quanto a sinais e sintomas de concussão pós-ataque. A avaliação deve ser realizada imediatamente após o ringue, mas também repetida posteriormente em um ambiente mais silencioso e controlado (por exemplo, vestiário).

·       Atletas de esportes de combate podem participar de treinamento e condicionamento sem contato 1 semana após sofrer uma concussão ou perda por TKO / KO secundária a ataques na cabeça, desde que seus sintomas estejam melhorando e não aumentem a gravidade com a atividade. Recomenda-se uma progressão gradual da atividade com intensidade aumentada, começando com a atividade aeróbica leve, progredindo para atividades mais rigorosas / específicas dos esportes de combate e, finalmente, lutando quando os sintomas tiverem resolvido completamente (caixa 3).

·       Sob nenhuma circunstância um atleta de esportes de combate deve competir ou se engajar em uma atividade de treino ou competição, se estiver apresentando sinais e sintomas de concussão.


Além disso, medidas como avaliação de um especialista, outros testes de baseline educação dos técnicos e treinadores para reconhecimento da concussão são recomendadas.

 

Referência

1)     Neidecker et al. Concussion management in combat sports: consensus statement from the Association of Ringside Physicians. Br J Sports Med Epub ahead of print. 2018, 0:1-6.


Concussão em atletas de Combate